terça-feira, agosto 28, 2007

E ai?

Quando a vida lhe apresenta dificuldades o que você faz?
1 - Senta e chora? Se lamenta?
2 - Levanta e diz, "pode bater de novo, ta fraco" ?


E ai, o que vai ser?????

quarta-feira, agosto 01, 2007

Tag: os quatro livros que não saem da minha cabeça

del.icio.us Tags: , ,
Technorati Tags: , ,

Seguindo um meme do blog do Jânio, vou escrever sobre 4 livros que não saem da minha cabeça. (adoro esses memes)

1 - A cidade e as estrelas (ARTHUR CHARLES CLARKE)
Foi o melhor livro que já li ( e lí 5 vezes). É um livro libertário. Foi fundamental na minha posição sobre as religiões. Leia aqui um resumo muito interessante sobre o livro. Tem um comentário meu no final, acho que seria meu único adendo ao resumo. O autor dispensa qualquer comentário.

2 - O Gene Egoísta (Richard Dawkins)
Se, após ler A cidade e as estrelas, eu me convenci que não existe um deus (nenhum deles), o "O Gene Egoísta" me tirou todas as outras dúvidas existenciais que restaram. Mesmo que o livro não tenha respondido tudo, respondeu a principal: se você não conhece a resposta, inventar um deus não só não resolve a questão, como cria um mistério maior ainda. O livro é quase técnico (o Dr é especialista em biologia), apesar disso, pode ser facilmente lido por leigos. A linguagem é clara e direta, a leitura é rápida e prazerosa. Inclusive, é neste livro que Richard cunha o termo meme.

3 - Deus e o estado (Mikhail Aleksandrovitch Bakunin)
Este foi um dos primeiros livro que li na versão digital, no meu HP iPAQ H4150, em formato .lit, usando o software Microsoft Reader. A experiência foi muito agradável. Não só pelo livro fantástico, como pela comodidade que a nova forma de leitura me proporcionou. Mas voltemos ao livro. Ao ler, gosto de destacar com "marca-texto" os trechos mais importantes (isto também é possível, e muito mais fácil no MS Reader), mas com este livro foi diferente. Eu simplesmente destacava páginas inteiras. Esta foi mais uma rocha firme onde apoio minha posição cética, contra as religiões. E olha que os manuscritos foram interrompidos antes do final...

4 - Contato (Carl Sagan)
Sempre gostei do tio Carl, mesmo antes de me descobrir ateu, ou mesmo de saber o que isso significa. O livro é ótimo, chega a colocar em cheque a ciência, comparando-a com a fé cega das religiões. Me vi na pele da protagonista em diversas ocasiões. É divertido, romântico e instrutivo. O que mais precisa ter um livro? Ah sim! Tem o filme também, com a excelente atuação da Jodie Foster

 Não digo que estes livros não saiam da minha cabeça, mas com toda certeza, tiveram (e ainda tem) um papel muito importante na minha vida. Tenho muito carinho por todos eles.