sábado, janeiro 28, 2006

A supremacia do PalmOs

Não, eu não fiquei louco companheiros. Este é o título de um post do Sr Julio Trois no site Gentepalm (o_O)

Éééé pessoal, a velha luta do bem contra o mau nunca acaba, não é mesmo?

Como sou usuário entusiasta de pocketpc, e não poderia deixar de me manifestar pois achei o texto do cara muito tendencioso, para não dizer falacioso.

Software pra pocketpc é caro? Sim, mas existem muitos gratuitos e bons.

São poucos em relação aos oferecidos para PALMOS? Sim, mas desde quando quantidade é melhor do que qualidade?

Só o pocketpcfreewares.com, por exemplo, oferece 1314 softwares free (contagem feita hoje 28/01/06). Alguém ai precisa mais do que isso? Alguém conseguiria instalar mais do que isso? Acho que não.

E qual é o problema em se pagar (caro, algumas vezes) por um software de qualidade? Veja o caso da Resco. Quem já viu o resco explorer no pocketpc e no PalmOs vai perceber nitidamente a diferença. É caro, mas é extraordinário! E custa $24.95 para PPC e $14.95 para PalmOS. E basta ver o portfolio de produtos que a empresa oferece para as duas plataformas e comparar quem tem mais e melhores opções.

Ele também diz que se pode até comprar um pocketpc, mas que vai ficar com inveja do amigo que tem um PALM com milhares de programinhas instalados, pois o ppc com os softwares básicos de fábrica ele não passa de uma agendinha turbinada..

Não é bem assim... quer um exemplo? Tem Skype pra PalmOS? Não? Pra pocketPC tem (e é free), Eu ja vi nego com LifeDrive na mão se roendo todinho enquanto eu usava meu h4150 como celular usando o Wifi do Taguatinga shopping. Isso aconteceu também enquanto eu jogava Age Of Empires na minha “agendinha turbinada”, e se eu fosse enumerar todas as ocasiões em que ele me fez orgulhoso frente a outros gadgets, meu post ficaria GI - GAN - TES - CO.

Resumindo, sou um feliz e orgulhoso usuário de PPC e por isso que eu continuo dizendo: CHUPA PALMOS! Quem grita comigo?


6 comentários:

Sérgio Lima disse...

Olá Renato!

Gosto não se discute...mas o fato de Palm Os não rodar skype ou Age Of Empires se deve ao fato de que palm Os é ferramenta de produtuivdade e não de entretenimento ;-)

Menos é mais!

Grande abraço

Anônimo disse...

Cara, é uma questão de engenharia, o PPC usa a mesma arquitetura de software do Windows PC, logo, os arquivos são GRANDES e PESADOS.

Já os palms com Palm OS têm uma arquitetura MUITO bem feita, em que os programas "iguais" aos do PPC ficam com menos de 10% do tamanho.

Compare uma calculadora p POS, 3 KB, para PPC 28-30 KB.

Arquitetura...

Nota-se isso ao comparar o hardware do PPC e Palms, no MELHORES Palms têm o mesmo hardware de PPC de dois ou três anos atrás, mesmo assim conseguem ser mais "rápidos"[1] que qualquer PPC.

Além do que existem palms, como o Zire 72 que tem uma ótima câmera digital integrada, isso aliado ao bluetooth é uma ferramenta e tanto.

Tem também o poder de ser MP3 player, que os palms têm e o PPC não tem, veja bem, ser um MP3 player funcional é diferente de tocar MP3. O que adianta tocar MP3 se vc precisar tirar do bolso sempre que quiser mudar o volume ou a música?

Lógico que o Palm é mais "fraco" para processamento pesado, como vetoriais (ponto-flutuante), tanto que os novos, com hardware bom, já vêm com Windows Mobile.

PPCs são grandes e caros, Palms são pequenos e baratos.

Um canhão e uma pistola, do que vc precisa?

[1] Conceito infinitamente relativo, falo de rapidez em uso "cotidiano", abrir programas, carregar documentos, buscar informações em bancos de dados.

Renato giovanny (via iPAQ) disse...

Resposta para o Sérgio:
Pééééééémmm
Argumento rejeitado: ambos são ferramentas versáteis e podem ser usados tanto para uma, quanto para outra finalidade. Você decide (TM Rede Glóbulo de TV)!
Mais é mais, e melhor!

Resposta para o marcogomes:
Canhão ou pistola?
Eu prefiro o melhor que meu suado dinheirinho puder comprar.
Não concordo com sua opinião sobre mp3player, mas isto merece um post completo. Aguarde.

Anônimo disse...

o skype faz diferenca a favor da arquitetura windows mobile e nao dos pocketpcs em si. usar o palm como um celular é um tanto desajeitado não? mas agora usar um smartphone para fazer ligacoes skype com tarifa baixa nao é nada mal ( algumas operadoras tem gprs ilimitado e alguns smartphones windows mobile vem com wifi). agora como ferramente de trabalho no momento o palmos é melhor e melhor custo beneficio. o t|x tem uma tela excelente e visualiza texto melhor do que qualquer pocketpc, sem falar da estabilidade. eu sou um profissional da area de saude e uso o palm o tempo todo para consultas... sem falar que palmos nao trava, tive um ipaq e era só dor de cabeça e resets.

Anônimo disse...

Só um detalhe para quem falou aí em Skype com GPRS: entra lá no site da própria Skype e leia: "If you are using Skype for Smartphone or Skype for Pocket PC on GPRS, then you will be able to use chat but GPRS does not provide sufficient bandwidth to support voice calling". (Em bom Português: "Se você usar o Skype para Smartphone ou o Skype para PPC em GPRS, você poderá usar o chat escrito, mas o GPRS não provê banda suficiente para suportar conversas com voz".
Fonte: "http://support.skype.com/index.php?_a=knowledgebase&_j=questiondetails&_i=991&nav=+%26gt%3B+%3Ca+href%3D%27index.php%3F_a%3Dknowledgebase%26_j%3Dsubcat%26_i%3D58%27%3ESkype+for+Windows+Mobile%3C%2Fa%3E"

Renato giovanny (via iPAQ) disse...

Tudo bem Anônimo, você esta correto. Mas eu, por exempo, não uso GPRS ;)
Uso semre wi-fi ;). Até pq tenho um pocketpc e não um smarthone. (na verdade, acabei de comprar um n80 da nókia, que tem me sureendido muito, mas isso é assunto pra outro post lol)