quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Citações do velho mestre

Tenho lido muita coisa escrita por Carl Sagan, mas hoje lí uma frase que marcou de forma especial:

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”

Pois bem, era essa o argumento (ou a a desculpa, pretexto, como queira) que faltava para que eu para DEFINITIVAMENTE de amolar os crentes (evangélicos, espíritas, etc.) com minhas apurrinhações céticas/ateistas.
Meu saldo de inimizades tem aumentado por conta da minha insistência em tentar "abrir os olhos" dos crentes (evangélicos, espíritas, etc.). Fica aqui registrado o meu voto de silêncio, desde que não tentem me importunar. Ficam vocês dai e eu de cá.

No más, fica a tristeza de não conseguir fazer como Alvin, do romance "A cidade e as estrela" de A.C. Clarke.

2 comentários:

Marco Gomes disse...

Cara, o sentido de 'crente' do Carl Sagan não é de evangélico, como vc está interpretando... Se vc não nota, seu 'ateísmo' é uma crença.

É impossível convencer-te que Deus exista pelo simples fato de que sua crença não se baseia em evidências...

Renato giovanny (via iPAQ) disse...

Olá Marco
Você me odeia?
Eu não disse que, quando diz "crente", o tio Carl está se referindo aos evangélicos. Eu é que estou fazendo esta referência.

Esta foi a minha interpretação. Tirei uma lição de moral disso e pretendo ser um cara menos chato de ontem em diante. Isso não vale nada? Pra mim vale, eu acredito nisso ;-)

Meu ateismo é uma crença sim, pode apostar (ou crer se você preferir), assim como meu casamento e todas as minhas relações interpessoais. Mas no meu post foi uma referência pejorativa.
Mas não quero discutir isso mais. O que quero dizer é que não quero me importar com as tolices nas quais as peçoas acreditam.

É impossível convencer-te que Deus exista pelo simples fato de que A CRENÇA EM UM DEUS não se baseia em evidências...

David Hume tem uma que eu adoro e que diz assim:

os homens não ousam confessar, nem mesmo a seus corações, as dúvidas que têm a respeito desses assuntos. Eles valorizam a fé implícita; e disfarçam para si mesmos a sua real descrença, por meio das afirmações mais convictas e do fanatismo mais positivo... e eu completaria dizendo:
... fechando os olhos para a verdade