Tenho lido muita coisa escrita por Carl Sagan, mas hoje lí uma frase que marcou de forma especial:
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”
Pois bem, era essa o argumento (ou a a desculpa, pretexto, como queira) que faltava para que eu para DEFINITIVAMENTE de amolar os crentes (evangélicos, espíritas, etc.) com minhas apurrinhações céticas/ateistas.
Meu saldo de inimizades tem aumentado por conta da minha insistência em tentar "abrir os olhos" dos crentes (evangélicos, espíritas, etc.). Fica aqui registrado o meu voto de silêncio, desde que não tentem me importunar. Ficam vocês dai e eu de cá.
No más, fica a tristeza de não conseguir fazer como Alvin, do romance "A cidade e as estrela" de A.C. Clarke.
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Cara, o sentido de 'crente' do Carl Sagan não é de evangélico, como vc está interpretando... Se vc não nota, seu 'ateísmo' é uma crença.
É impossível convencer-te que Deus exista pelo simples fato de que sua crença não se baseia em evidências...
Olá Marco
Você me odeia?
Eu não disse que, quando diz "crente", o tio Carl está se referindo aos evangélicos. Eu é que estou fazendo esta referência.
Esta foi a minha interpretação. Tirei uma lição de moral disso e pretendo ser um cara menos chato de ontem em diante. Isso não vale nada? Pra mim vale, eu acredito nisso ;-)
Meu ateismo é uma crença sim, pode apostar (ou crer se você preferir), assim como meu casamento e todas as minhas relações interpessoais. Mas no meu post foi uma referência pejorativa.
Mas não quero discutir isso mais. O que quero dizer é que não quero me importar com as tolices nas quais as peçoas acreditam.
É impossível convencer-te que Deus exista pelo simples fato de que A CRENÇA EM UM DEUS não se baseia em evidências...
David Hume tem uma que eu adoro e que diz assim:
os homens não ousam confessar, nem mesmo a seus corações, as dúvidas que têm a respeito desses assuntos. Eles valorizam a fé implícita; e disfarçam para si mesmos a sua real descrença, por meio das afirmações mais convictas e do fanatismo mais positivo... e eu completaria dizendo:
... fechando os olhos para a verdade
Postar um comentário