sexta-feira, maio 20, 2005

Como é cobrada uma ligação???

Fiz um estudo aqui na empresa para reduzir gastos com telefonia, e para isso, entrei em contato com a Brtelecom para saber como um telefonema é tarifado, e o que me explicaram foi o seguinte:
As ligações originadas por telefones fixos são medidas em pulsos, sendo cada puso = 4 minutos.
Só que, quando você faz uma ligação e a pessoa do outro lado atende, você imediatamente paga o 1º pulso, que é o que eles chamam de pulso de atendimento. O 2º pulso pode ser cobrado a qualquer momento nos próximos 4 minutos , e daí em diante, cada pulso será cobrado com o intervalo de 4 minutos.
Para celular, na BrTelecom pelo menos, é tarifado o minuto. Se o valor é R$ 1,00 por minuto (por exemplo), uma ligação de 30 segundos gera um custo de R$ 0,50.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Na época em que usava internet discada pesquisei junto à operadora fixa como eram cobrados os pulsos. A explicação foi péssima e pra falar a verdade os atendentes não faziam idéia de como isso era cobrado. Eu e um amigo analisamos então o regulamento da Anatel e o texto sobre pulsos que vinham nas lista telefônicas que dizia algo assim: "o primeiro pulso (na verdade o segundo pois como vc mesmo disse o primeiro é cobrado no momento que a outra ponta atende) será cobrado entre 0 e 4 minutos de forma aleatória". ?!? Como assim? Aleatória? Ficamos pensando, analisando e chegamos à seguinte conclusão: deve existir um "reloginho" na central telefônica que marca intervalos de tempo de 4 minutos. Toda vez que o "reloginho" marcar 4 minutos cobrará 1 pulso de todas as ligações locais fixo-fixo ativas. Desta forma, supondo que eu inicie uma ligação neste exato momento e o "reloginho" está em 1m00s, o pulso será cobrado dentro de 3 minutos. Um outro exemplo: inicio a ligação e o "reloginho" está em 3m53s. Dentro de 7 segundos serei cobrado em 1 pulso. Após esse pulso "aleatório" os outros serão sempre em intervalos de 4 minutos. Faz sentido? Pelo menos foi essa a conclusão que chegamos mas não sabemos se realmente é assim.